Página inicial
Apresentação
Penude
Notícias
Últimas
Entrevistas
História
Festas e Romarias
Associações
Fotografias
Álbum de fotos
Ligações
Publicidade
Arte e Literatura
In Memoriam
Quem somos
Contato
Localização
Livro de visitas
Blog
Mapa de acesso
 



 
Visita do Presidente da República a Penude

O Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, com a sua esposa e comitiva, no evento da inauguração do novo Centro Escolar de Penude, a cumprimentar a população.

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, esteve na nossa freguesia, para inaugurar o Centro Escolar de Penude. Com ele esteve também sua esposa e todas as grandes figuras públicas do concelho de Lamego e da freguesia de Penude, além de numerosos penudenses, como pode ser visto na foto que ilustra este acontecimento.

O Centro Escolar (da autoria do Arq. José Luís Pinto Basto) tem uma área bruta de construção de cerca de 2.800m2 com numerosas e variadas salas (desde  “zona administrativa”, salas de professores e funcionários, cozinha e refeitório e naturalmente muitas salas de aulas com as respectivas salas de apoio, biblioteca, etc.) . Este novo Centro Escolar insere-se numa nova lógica integrada de oferta educativa, potencializando complementaridades entre as valências de ensino Pré-Escolar (JI) e o 1º Ciclo de Ensino Básico (EB1).

O tipo de construção teve presente o rigor dos invernos de Penude (com  paredes exteriores duplas, cujo espaço intersticial é ocupado pelo revestimento térmico e caixa de ar) e a escolha dos materiais obedeceu a critérios de segurança, higiene e funcionalidade de acordo com os espaços e locais em que se aplicam.

É um instrumento de qualificação e valorização da nossa freguesia e um instrumento de fomento de equidade e qualidade de vida das populações das freguesias de Penude e arredores.

Parabéns a quem conseguiu trazer para Penude tão importante infra-estrutura que, em paralelo com o Centro Social mesmo ali ao lado, muito valorizam “a nossa terra”.

A obra foi muito bem aceite por todos os penudenses, apenas com uma crítica pertinente e unânime quanto à localização dos caixotes para o lixo que talvez possam vir a ser deslocalizados. Pelo menos é desejável.

JPLam

Vista Parcial do novo Centro Escolar de Penude

 

Parabéns DOUTOR

Penude tem mais um Doutor com todas as letras e méritos.
No dia 21 deste mês, defendeu a sua tese em Turismologia, o nosso conterrâneo José Pereira Lamelas.
Tendo obtido o título pela Universidade de Perpignan, o José Lamelas é o primeiro e único doutorado na matéria em Portugal.
Merece, pois, nossos parabéns este penundense da Quinta do Passal, que, além do mais, tem sido o grande impulsionador da página de Penude na Net.

 

FREGUESIA DE PENUDE

 
 
 
INSCRITOS - 1.642   VOTANTES - 930  (56,64 % )  ABSTENÇÃO - 44,19 %
PSD 351 37,74 %
PS 317 34,09 %
CDS/PP 166 17,85 %
BE 41 4,41 %
PCP-PEV 15 1,61 %
PNR 3 0,32 %
MEP 2 0,22 %
MMS 1 0,11 %
PCPT/MRPP 1 0,11 %
PPV 1 0,11 %
MPT-P.H. 0 0 %
PND 0 0 %
       
EM BRANCO   14 1,51 %
NULOS   18 1,94 %
(*) Dados fornecidos por Adriano Cardoso
 
Vigaria Geral da Diocese de Lamego
 
O Jornal Voz de Lamego publicou em 08.09.2009 a nota da Vigaria Geral da Diocese de Lamego em que o P. Paulo Jorge Pereira Alves è nomeado Reitor do Seminário Maior de Lamego

O P. Paulo é natural de Penude, lugar de Sucres, nasceu em 16 de de Julho de 1971, frequentou o Seminário de Lamego, tendo sido ordenado presbítero em 10 de Agosto de 1996. Nesse mesmo ano foi nomeado co-pároco de Castro Daire e Farejinhas. Dois anos depois é nomeado Vice-Reitor do Seminário de Resende. Obtém o Título de Mestre em Psicologia, vindo a assumir no Instituto PIAGEG a leccionação de várias disciplinas nessa àrea. Tem vindo a preparar a tese de Doutoramento que pensa ainda vir a defender no presente ano. Na diocese, para lá de Vice-reitor do Seminário de Resende, é membro do Conselho Presbiteral e Conselho Episcopal. Como Reitor do Seminário de Lamego um novo e apaixonante múnus lhe é cometido, augurando-lhe muitas felecidades, manifestamos o nosso regozijo.

(*) Pe.Adriano Monteiro Cardoso
XX Festival de Folclore
 
XX Festival de Folclore - Penude
22 de Agosto de 2009
Rancho Folclórico da Associação Recreativa de Penude de Baixo
Vila Nova de Gaia, Barreiro e de Santarém
 
Contou com numeroso público, demonstrando assim o entusiasmo por estas iniciativas.
Estiveram presentes as individualidades que apoiram esta iniciativa:
Presidente da Direcção da Associação Etnográfica da região
Vereadora da cultura Dra. Teresa Santos
Presidente da Junta da freguesia
A todos os grupos participantes foram oferecidas pequenas lembranças.
Top