Página inicial
Apresentação
Penude
Notícias
Entrevistas
História
Festas e Romarias
Associações
Fotografias
Álbum de fotos
Ligações
Publicidade
Arte e Literatura
In Memoriam
Quem somos
Contato
Localização
Livro de visitas
Blog
Mapa de acesso
 


Freguesia de Penude ( Concelho de Lamego / Distrito de Viseu ): 1.087 habitantes - área 1293 ha. Povoações /Aldeias: Bairral, Estremadouro, Grandal, Outeiro, Penude de Baixo, Purgaçal, Quinta, Quinta de Baixo, Quintela, Sucres, Telhado.

Penude estende-se ao longo do rio Balsemão, que nasce em Rossão, na Serra de Montemuro e desagua na margem esquerda do rio Varosa, por uma extensão de 12 quilómetros, distando em 5 quilómetros da sede de Concelho, tantos quantos os que dista do rio Douro, a Norte.

Ferreirinha (Prunella modularis) - frequenta matagais, com ou sem árvores, nidificando entre os arbustos. Penude - Lamego.

Vários alunos da EB1 de Penude de Baixo fazem parte do rancho folclórico de Penude. O seu traje feminino domingueiro é composto por lenço de seda preto e amarelo, blusa de linho branco, adornada de pequenas rendas brancas, com uma aba sobre a cinta, saia de fazenda de lã preta e avental da mesma cor bordado a azul com motivos florais. Calça meias de renda brancas e chinelas de couro pretas. No braço transporta um magnifico xaile de merino preto com bordados e franjas de fita.( cfr. EB1 de Penude de Baixo)

Copyright ® 2009/07/09 - Criado e desenvolvido por José Pereira Lamelas

 
Top